INSTALAÇÕES DE BARREIRAS SANITÁRIAS CONTRA O COVID-19 NAS ENTRADAS DE JABORANDI

Publicado em: 09/04/2020 05:20

Os viajantes ou ocupantes de veículos que passam pela cidade de Jaborandi-BA, estão passando por monitoramento de temperatura com termômetro digital

As entradas em Jaborandi-BA estão sendo monitoradas com auxílio de medidores de temperatura. Isto faz parte das ações de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) realizada pela Prefeitura de Jaborandi por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária.

Todas as pessoas que chegarem na cidade vão passar por uma inspeção capaz de detectar sintomas febris relacionados à infecção pelo novo Coronavírus. As equipes técnicas da Vigilância Sanitária e Epidemiológica estão usando o termômetro digital que realiza a aferição da temperatura da pessoa.

“Nosso objetivo é monitorar diariamente pessoas que são de Jaborandi e estão morando fora do município e também os visitantes e turistas, precisamos identificar o maior número de pessoas, principalmente as que estiveram fora do município nos últimos dias”, disse o Secretário de saúde Valdeir Santana Brito, lembrando que qualquer caso suspeito os pacientes devem procurar as Unidades de Saúde. E os profissionais devem imediatamente notificar a Secretaria Municipal de Saúde para orientações e início das ações de controle e investigação.

O secretário de saúde, salienta que não existe motivo para pânico, mas é preciso seriedade e responsabilidade da população diante medidas preventivas. “Estamos trabalhando dentro do fluxograma de enfrentamento ao vírus, tomando todas as medidas preventivas necessárias, com monitoramento das entradas da cidade, agindo dentro do cronograma de bloqueio do Coronavírus (COVID-19) e seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde.

De acordo com secretário de saúde, todas as medidas já foram tomadas na rede de saúde, desde a abordagem e monitoramento nas entradas viárias, bem como a preparação das equipes e unidades de saúde.

Após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus (COVID-19) em Jaborandi-BA, já iniciamos os procedimentos preventivos e informativos com toda nossa equipe médica, de enfermagem e atendimento na Atenção Básica e Unidade de Pronto Atendimento. Todos os servidores da rede municipal de saúde no município, receberam informações sobre manejo clínico e montamos um fluxograma que prevê o atendimento de pacientes leves, moderados e graves nos serviços de atendimento. Estamos orientando ainda a população sobre a sintomatologia, vamos seguir com as orientações à população e monitoramento, reforçando as disponibilidades de materiais de limpeza (assepsia e antissepsia) para todas as Unidades de Saúde, inclusive estamos disponibilizando o álcool em gel nas recepções para que os pacientes possam higienizar as mãos, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde.